sexta-feira, 26 de junho de 2009

Morte do Rei da Pop


Aos 50 anos de idade, Michael Jackson morreu ontem, dia 25, vítima de uma paragem cardio-respiratória na sua própria casa, em Bel Air.

O cantor foi ainda levado para o hospital, a cerca de seis minutos da sua residência, mas, segundo fontes policiais, Jackson não resistiu e foi declarado morto pelos médicos após ter lá chegado em coma profundo. Em declaração pública, o irmão do cantor Jermaine Jackson, disse que uma equipa de médicos do Centro Hospitalar UCLA passou uma hora a tentar reanimar o “Rei da Pop”.

Apesar das variadas especulações acerca da morte de Michael Jackson, estas ainda não estão totalmente esclarecidas. O jornal "The Sun" publicou em nota que Michael sofreria de um cancro de pele. O Instituto de Medicina Legal confirmou a morte por enfarte. Já o Departamento de Polícia de Los Angeles assume que não há indícios de infrações penais. De qualquer maneira será aberta uma investigação para tirar todas as dúvidas.

Segundo o porta-voz do Instituto Médico Legal, uma autópsia "provavelmente" será realizada na sexta-feira. Ele preferiu não especular sobre a causa da morte, que será investigada pela polícia de Los Angeles

Jackson iniciou a sua carreia aos cinco anos de idade, juntamente com os seus irmãos. Foi assim que o “Rei do Pop” começou a sua conquista do mundo nas décadas de 1960 e 1970 com o grupo Jackson 5, lançando aos treze anos uma carreira a solo.

CInco dos seus álbuns foram dos maiores sucessos de vendas na História da música: "Off the Wall" (1979), "Thriller" (1982), "Bad" (1987), "Dangerous" (1991) e "HIStory: Past, Present and Future - Book I" (1995). "Thriller", inclusive, é até hoje o álbum mais vendido da história.

A música de Michael Jackson marcou de forma ímpar os anos 80 e influenciou toda uma geração de músicos. O seu álbum “Thriller”, lançado em 1982, é um ícone da música pop e continua a ser o disco mais vendido da história da música. Os vídeos que acompanharam os seus sucessos transformaram a indústria, abrindo a porta ao sucesso dos canais televisivos musicais como a MTV.

Michael foi o criador de um estilo totalmente novo de dança, utilizando especialmente os pés. Com suas performances no palco e clipes, Jackson popularizou uma série de complexas técnicas de dança.

Foi também o estilo irreverente do cantor que o tornou num dos mais polémicos e famosos do mundo, entre as várias gerações.

Michael Jackson começou por fazer operações plásticas ao nariz e algum tempo depois a pele negra do ídolo foi clareando até se tornar branca. O cantor alegou ser vítima de vitiligo - uma doença que se caracteriza pelo aparecimento de manchas brancas na pele.

Também algumas denúncias de casos de pedofilia abalaram a vida e a carreira do artista. No entanto, Jackson afirmou que as crianças dormiam em sua cama, mas que nunca tinha abusado delas. Em uma das acusações, Michael acabou preso, porém foi absolvido em 2005.

(Notícia de Marta Correia da Silva)

Sem comentários:

Enviar um comentário